GIRLSPT.COM - Cursores Animados

terça-feira, 14 de julho de 2009

Os perigos da Internet



Mais uma discussão interessante para nós educadores: Os Cuidados com o uso da Internet por crianças e adolescentes

O uso adequado dos recursos tecnológicos, especialmente da internet é um desafio para todos aqueles que estão engajados em prevenir situações que acarretam risco envolvendo crianças e adolescentes.

Com o intuito de amenizar esses riscos foi lançada no dia 19 de maio de 2006, uma cartilha com o nome “Navegue protegido”que oferece informações para usuários domésticos de computador, pais, alunos e educadores sobre o cuidado com os perigos da internet.

O conteúdo desenvolvido pela Microsoft Brasil, Fundação Abrinq e ONG Cidade Escola Aprendiz não está somente ligado à proteção da máquina, atualizações de programas e instalação de antivírus, por exemplo. Ele trata também da segurança da navegação dos jovens, com dicas sobre como evitar a abordagem de pessoas mal-intencionadas.

No tópico "Segurança das Crianças", por exemplo, é possível encontrar dicas para ensinar os pequenos a melhorar a segurança.

A cartilha dá dicas sobre como dialogar com os filhos e ensina a insistir com eles para nunca divulgarem seu endereço, número de telefone, local onde estuda ou outras informações pessoais.
O informativo oferece, também, um teste para que o usuário teste seus conhecimentos sobre segurança.

Iniciativas como essa são resultado de uma preocupação crescente diante de números reais.
A internet possibilita que as pessoas se escondam atrás do anonimato, motivando desta forma, pessoas mal intencionadas a agirem.

O fato da lei brasileira ainda estar engatinhando no processo de aprovação de leis que punam as contravenções ocorridas na internet também são um incentivo a mal feitores que agem na rede.

Com tantos recursos e informações advindos da internet, proibir o seu acesso seria um contrassenso. Os acontecimentos em tempo real, troca de informações e a interatividade são benefícios dos quais não podemos abdicar e, menos ainda, privar as crianças.

Em artigo recente para a Revista Mithos, das Faculdades Integradas de Cataguases, em que discuti o uso das tecnologias na educação, abordei o assunto sugerindo alguns cuidados aos pais no controle do uso de sites, blogs e chats e a necessidade de observar previamente se o seu conteúdo é adequado à idade e fase do desenvolvimento em que se situam seus filhos.

“Existem recursos para efetivar este controle ou cuidado que os próprios programas oferecem, tranquilizando os pais que não podem acompanhar de perto a como seus filhos estão utilizando a internet.

Algumas dicas que podem ajudar: monitorar as crianças e ler seus e-mails; conferir o histórico dos sites que visitam. (Apenas por questão de segurança.) Outra forma de garantir a segurança da criança é manter o acesso a web em uma área pública da casa. Não permitir que os pequenos tenham um computador no quarto, pois desta forma, fica difícil verificar o que estão fazendo, os sites que estão acessando ou com quem estão tendo contato. É muito importante também que os pais conversem com os filhos sobre a insegurança na internet, aconselhando-os a não passar informações pessoais para ninguém, não enviar fotos e, principalmente, evitar estranhos.”

Com estes cuidados, torna-se mais fácil evitar os riscos que a internet pode oferecer, no entanto, nada substitui o diálogo que se configura a melhor forma de proteger crianças e adolescentes dos riscos que a internet oferece.

Um outro meio oferecido pela própria internet como precaução proteção às crianças é a visita dos pais ou responsáveis à sites que trazem mais dicas valiosas de cuidados e mecanismos para evitar os perigos da internet.

2 comentários:

Maisa Fernandes disse...

Oi Juliana, que trabalho legal!
Este blog está riquíssimo, o visitarei sempre para aprender.
Tudo de bom pra você.Grande abraço,
Maisa

Ester disse...

Minha filha tem apenas 13 anos e ela anda tão estranha eu e meu marido estamos muito preocupados pois instalamos um programa espião de WhatsApp no celular dela o https://www.syncsoft.com.br/ e estamos descobrindo que ela não está tendo amizades boas, esse programa está nos ajudando bastante, recomendo!

Postar um comentário