GIRLSPT.COM - Cursores Animados

terça-feira, 14 de julho de 2009

Oficinas com os Aplicativos do Office

Deixo registradas aqui quatro oficinas realizadas com os alunos do Colégio de Aplicação das FIC, envolvendo os Aplicativos do Office.


É uma maneira divertida de aproveitar recursos simples do Computador e tornar as atividades escolares mais interessantes.







Oficina 1 - Planilhas Eletrônicas na solução de Problemas matemáticos


Apresentação
Utilizando os recursos do programa Excel, foi desenvolvida atividade de construção de planilhas eletrônicas para resolução de problemas matemáticos aplicados que comumente são apresentados às crianças do Colégio de Aplicação das Faculdades Integradas de Cataguases. A atividade envolveu todos professores do Ensino Fundamental. A partir desta atividade foram desenvolvidas habilidades para utilização do programa.

Objetivos
Capacitar os professores a utilizar as ferramentas da planilha eletrônica. Mostrar a funcionalidade e importância da utilização de planilhas na realização de cálculos. Mostrar a importância do uso das planilhas eletrônicas no nosso dia-a-dia.


Metodologia
Solicitar aos professores que elaborem problemas matemáticos adequados aos conteúdos que estejam trabalhando em sala de aula. Abrir a programa excel e elaborar fórmulas para que a planilha resolva os problemas, utilizando as ferramentas do programa.




Oficina 2 - Ilustrando livros com o auxílio do Paint.






Apresentação
Esta atividade visa adequar o conteúdo de Literatura ao uso do computador, mostrando aos professores as possibilidades das ferramentas tecnológicas nas experiências escolares, como complemento às tarefas cotidianas. A utilização do acessório Paint para ilustração do livro lido tornou a atividade prazerosa e mostrou aos professores como simples acessórios que compõe o Windows podem se tornar fortes aliados do professor, se utilizados como recurso didático na escola.

Objetivos
Mostrar ao professor a importância de utilizar o auxílio do computador na construção do saber, através de um simples programa como o Paint, ferramenta de fácil manuseio e que pode ser aplicada em diversas áreas e conteúdos. Possibilitar o conhecimento das ferramentas básicas de desenho e texto que o Paint possui, como auxílio na motivação e interesse do aluno.

Metodologia
Após leitura do livro “A peleja do Violeiro Magrilim com a formosa Princesa Jezebel”, de Fábio Sombra, lançado pela editora Lê, em 2008, levar os professores a utilizarem o programa Paint e suas ferramentas para ilustração do livro trabalhado com as crianças.




Oficina 3 - Power Point - Apresentação de poesias



Apresentação
Os recursos de imagens, sons e animações que podemos atribuir a alguns programas no computador contribuem muito para a aproximação dos jovens e adolescentes com as tecnologias. Quando esses recursos são utilizados com fins educacionais o que vemos são crianças, jovens e adultos motivados a realizar tarefas que sem os referidos recursos se tornam cansativas e desestimulantes. O presente projeto ratificou essas afirmativas através do uso do programa de apresentações Power Point, como recurso didático na montagem de poesias, com a utilização de imagens, sons e animações.


Objetivos
Capacitar os professores ao uso das ferramentas do programa Power Point. Proporcionar aos professores os conhecimentos e informações necessárias para criação de apresentações em Power Point com o uso de animações, sons e imagens. Mostrar como as atividades desenvolvidas utilizando um software de apresentação tornam-se mais interessantes e estimulantes.


Metodologia
Os professores escolheram uma poesia da autora Roseana Murray, em um de seus livros ou site oficial. Digitaram os textos e, após, inseriram imagens, sons e animações, criando apresentações de slides sobre suas poesias. O trabalho foi realizado em dupla, sendo que as tarefas entre digitação da poesia, coleta de imagens, aplicação de animações e som foram divididas entre os membros. A apresentação final do trabalho ficou a cargo dos dois membros que a realizaram para toda a comunidade escolar.




Oficina 4 - Word - Confecção de um Livreto de literatura de Cordel

Apresentação
Utilizar o computador como ferramenta didática tem sido um desafio nos tempos atuais. Aliar o seu uso aos conteúdos aplicados em sala de aula tem sido uma alternativa da qual se tem obtido bons resultados. A atividade aqui proposta foi realizada no laboratório de informática com utilização do processador de texto Microsoft Office Word, como recurso para criação de um livreto de literatura de cordel através da reescrita de contos de fadas.

Objetivos
Construir um livreto de Literatura de Cordel com reescrita de contos de Fadas. Capacitar os professores para utilização do Processador de texto e suas diversas ferramentas como recurso didático.
Metodologia
O trabalho foi realizado individualmente, e cada professor escolheu um Conto de Fadas para reescrever em forma de Literatura de Cordel. O texto foi escrito no Processador de texto e impresso em papel A4.


0 comentários:

Postar um comentário