GIRLSPT.COM - Cursores Animados

sexta-feira, 28 de maio de 2010

O uso do Celular na Educação

Celular na Educação: atividades envolvendo o uso do celular e de tecnologias como o computador, Internet e softwares para ampliação das possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo realizadas com os alunos do Ensino Fundamental, do Colégio de Aplicação das Faculdades Integradas de Cataguases.

Justificativa:
O uso do celular vem sendo proibido na maioria das instituições de ensino causando muitas vezes, debates acalorados entre professores, diretoria e alunos.

Queremos mostrar através deste projeto que o celular pode e deve ser um aliado na hora de despertar o interesse do aluno pelos conteúdos trabalhados em sala de aula e ainda mostrar que sua integração, somadas ao uso das tecnologias disponíveis, às disciplinas pode promover o desenvolvimento do pensamento dos alunos, a oralidade e a escrita, valorizando a pedagogia da autoria.

Acreditamos que o diálogo seja a melhor maneira de descobrir e decidir quando, como e porque usar o celular na escola, ao invés da mera proibição.
Partindo destas discussões é que foi realizada a escolha do tema junto com os alunos aumentando, assim, o seu significado.

Aplicação:
Iniciamos as discussões com os alunos sobre o uso do celular na escola. O assunto foi debatido na sala dos professores e aprofundado na sala de aula com os alunos. Conversamos sobre como e quando acreditavam que o aparelho poderia ser usado na escola.
Alguns opinaram que o celular deveria ser liberado para uso quando os pais e os filhos precisassem se comunicar. Então, questionamos se eles achavam que também poderia ser usado para estudar algum conteúdo com a finalidade de se obter bons resultados na aprendizagem e como isso aconteceria.

A partir daí, começamos a elaborar com eles atividades envolvendo o uso do celular e do computador na educação.

As atividades envolveram todos os alunos do Ensino Fundamental II para o uso do celular na construção de mensagens de texto coletivo; gravação de poesias; gravação de entrevistas; coleta de imagens de pontos históricos e turísticos.

As atividades foram assim distribuídas:
6º ano I
– Entrevistas realizadas através do celular com pessoas da comunidade sobre os cuidados que o ser humano precisa ter com a preservação do meio ambiente.
6º ano A – Construir uma história sobre o tema Meio Ambiente – A partir de um aluno e de uma palavra, os demais alunos constroem uma historia enviando mensagens através do celular aos colegas. Cada um deverá acrescentar apenas uma palavra ao texto e enviar ao próximo da lista.
7º ano – Poesia e celular – gravar uma poesia ou poema no celular e enviar para o e-mail: julianafic@yahoo.com.br.
8º ano – fotografias de pontos turísticos – fotografar os pontos turísticos de Cataguases, elaborar sua descrição e montar apresentação de Power Point.
9º ano – fotografias de obras artísticas: arquitetura, escultura, paisagismo e pintura – Djanira, Portinari, Hotel Cataguases, Colégio Cataguases – elaborar sua descrição e criar um Fotolg.
As atividades foram publicadas e podem ser acessadas no Site da FIC: http://www.fafic.com.br/

Resultados:

Acreditamos que o desenvolvimento deste projeto permitiu, além da conscientização da importância de melhor uso do celular, também o incentivo à aprendizagem nos conteúdos do núcleo comum, a prática da escrita através do uso do celular, a habilidade no ato de fotografar, detectar e coletar imagens dos pontos turísticos e históricos de Cataguases.
As competências e habilidades adquiridas, aliadas ao uso de tecnologias como computador, editores de texto, Wikis, apresentação de slides e elaboração de projeto da autoria, envolveu áreas de conhecimento como: Artes, Geografia, História e Língua Portuguesa.
Muitos alunos produziram suas próprias poesias, caracterizando o projeto com o uso da Pedagogia da Autoria e o ensino centrado no aluno.

Com as habilidades alcançadas através da atividade averiguamos que os alunos ampliaram sua nova visão acerca do uso do celular e conheceram uma forma lúdica e divertida de aprender os conteúdos e desenvolver as competências almejadas pela escola.

3 comentários:

MarMota disse...

Oi fssora, bem legal o post, acho também que podemos usufruir dessa tecnologia para melhorar o aprendizado! Interessante os outros posts, mas estou com preguiça de postar em cada um, então postei nesse que me chamou mais atenção mesmo, porque fizemos um trabalho com isso! Beijos.

Unknown disse...

fessoraaa !!!! adorei a aula que agente usou o cel e seu blog ta show...bjuss!!!

Conexão Escola disse...

Juliana,

O projeto de você é bastante interessante e inovador.
Gostaria de saber como foi feita a formação dos professores para atuarem nesse projeto?

Cleide Muñoz - S. Paulo

Postar um comentário